Saiba como identificar um chocolate de boa qualidade

Saiba como identificar um chocolate de boa qualidade

Você é dessas pessoas que ama chocolate? A gente que trabalha diretamente com a produção dessa delícia sabe bem como é. 

E o bom é que existem chocolates para agradar aos mais diferentes paladares. Aqui podemos citar o amargo, o meio amargo, o ao leite, o branco, além das variações acrescidas de outros produtos, como doce de leite, flocos de arroz, amendoim e caju, entre outras opções.

Essa escolha do tipo de chocolate vai depender muito da preferência de cada consumidor, mas tão importante quanto essa decisão é atentar para a qualidade do produto, que pode fazer toda a diferença na sua experiência degustativa. 

Mas a questão é: você sabe identificar se um chocolate é de boa qualidade? 

Caso não, nós preparamos uma série de dicas para te ajudar. Siga com a leitura e descubra!

 

7 dicas para comprar um chocolate de boa qualidade 

 

Em geral, podemos identificar o chocolate de boa qualidade assim que o provamos. O pedaço derrete, o sabor inconfundível espalha-se e ainda persiste por um tempo na boca sem ficar com aquele aspecto de gordura no paladar. Porém, há outras maneiras de avaliar se o chocolate é de boa qualidade:

 

1. Datas 

 

Verifique a data de fabricação. Ao adquirir seu chocolate, cheque não apenas a data de validade, mas também quando foi produzido. Quanto mais fresco for o produto, maiores são as chances de ele estar saboroso e com a qualidade que você espera.

 

2. Composição 

 

Fique atento à composição do chocolate. Leia atentamente o rótulo do produto e confira todos os ingredientes. Os chocolates de boa qualidade costumam levar massa de cacau e manteiga de cacau em sua composição, e não gordura hidrogenada, ingrediente mais barato e que pode alterar o sabor do chocolate, além de ser bastante nocivo à saúde. Observe que o cacau e a manteiga de cacau devem aparecer logo no início da lista de ingredientes, o que indica que estão em maior quantidade no produto. 

Muitas embalagens de chocolate indicam de maneira bem visível a porcentagem de cacau utilizada em sua fabricação. Essa característica é bastante comum em rótulos de chocolates amargos e meio amargos, mas algumas embalagens de chocolate ao leite também estão adotando essa prática. 

Em relação à Divine, você pode ficar tranquilo, pois nossos chocolates são produzidos sem gordura hidrogenada, contendo apenas massa de cacau e manteiga de cacau em sua composição, com média acima do mercado. É por isso que ele derrete lentamente na boca, garantindo o sabor do verdadeiro chocolate.

 

3. Preço 

 

Atente-se ao preço. Não é verdade que só os chocolates caros são de boa qualidade. Hoje em dia encontramos no mercado bons produtos a preços convidativos, mas naturalmente o preço pode, em alguns casos, indicar que um chocolate é de boa qualidade. Contudo, usar os melhores ingredientes no preparo obviamente reflete no custo final do produto. 

 

4. Cheiro 

 

Os chocolates de boa qualidade possuem um cheiro forte característico. Por isso, é válida a dica de cheirar o chocolate assim que se abrir a embalagem ou até tentar cheirar antes mesmo de comprar, pois essa é mais uma maneira de verificar a qualidade do produto. 

 

5. Aparência 

 

O chocolate de boa qualidade tem cor uniforme e brilhante. As manchinhas brancas ou irregularidades na textura podem ser um sinal de que o chocolate não foi bem conservado no transporte ou no armazenamento na loja, ou ainda podem mostrar algum erro no preparo. 

 

6. Textura 

 

O chocolate de boa qualidade derrete com o calor das mãos após um tempo, não deve ser pegajoso e deve ter uma textura agradável ao toque. 

 

7. Crocância

 

Para finalizar, esta última dica: atente para a crocância. É importante observar que, ao ser quebrado, o chocolate de boa qualidade produz um leve estalo e não dobra, desmancha ou se esfarela. 



Gostou das dicas? Agora sua escolha vai ser muito mais consciente na hora de comprar chocolate. 

Por falar em comprar, você sabia que agora pode comprar os produtos da Divine diretamente pela internet?

Você consegue parcelar em até 10 vezes, tem frete grátis em compras acima de R$ 99,99 e a entrega é para todo o Brasil.

Corra aqui na nossa loja virtual agora mesmo e receba chocolates divinos no aconchego da sua casa!