O chocolate é um dos doces mais populares do mundo, mas poucos sabem como guardá-lo para conservar seu sabor e textura.
E num país quente como o Brasil, é muito comum que o chocolate derreta quando não é bem armazenado.
Pensando nisso, preparamos um guia com dicas práticas para lhe ajudar a evitar que isso aconteça.
Surpresa!
Em um primeiro momento, você pode até pensar em conservar o chocolate na geladeira, para que ele dure muito mais. Mas isso pode estragar a textura dele.
Quando você o coloca na geladeira, ele endurece rapidamente. E quando você o tira da geladeira, é preciso deixá-lo um tempo em temperatura ambiente para que volte à sua cremosidade.
O problema é que, nesse tempo fora da geladeira, ocorre o choque térmico imediato, que cria gotículas de água na superfície do chocolate.
Essas gotículas são de umidade e elas podem estragar a sua receita. Isso porque a umidade prejudica o chocolate de atingir a cremosidade ideal para modelagem.
Outro problema acontece quando a superfície fica esbranquiçada. Isso significa que o produto perdeu totalmente suas características, tanto no sabor quanto na textura.
Mas é claro que, se estiver fazendo um calor muito grande lá fora, não tem jeito. O melhor é guardar ele na geladeira mesmo. Mas, nesse caso, tome alguns cuidados:
O melhor lugar para armazenar barras de chocolate é longe da luz do sol.
Quanto mais fechado e escuro estiver o ambiente de armazenamento, melhor será a conservação.
Além disso, o ideal é envolver o chocolate em papel manteiga ou papel chumbo. O papel alumínio não é muito indicado, pois pode transferir o calor do ambiente para o chocolate. Com as outras opções isso não acontece.
Esta também deve ser a primeira opção que vem à sua mente quando se fala de armazenar chocolates. Mas esse é, na verdade, o pior lugar para guardar o chocolate.
Como sabemos, a cozinha é um local muito quente, além disso ela também é úmida.
E a umidade e o calor excessivos são ingredientes perfeitos para acabar com qualquer estrutura e textura do seu chocolate.
Mesmo que você tenha uma despensa na cozinha, bem fechada, o melhor é não arriscar. Escolha um cômodo isolado, que não pegue luz do sol. Outra coisa: evite deixar as luzes acesas, pois podem aumentar a temperatura do ambiente.
O ideal para conservar o chocolate é sempre mantê-lo em temperaturas ambientes e que não vão alterar sua composição.
Com todas estas dicas, você não terá mais problemas com o chocolate, mesmo que more em uma região quente.