Porque existe a informação “pode conter leite” no chocolate 50% cacau

Porque existe a informação “pode conter leite” no chocolate 50% cacau

Quem é alérgico a alimentos ou segue uma dieta com restrição específica precisa estar sempre atento à embalagem quando vai comprar algum produto.  

 

Ali estão todas as informações sobre aquela comida. Quais são os ingredientes usados, como é a fabricação do produto, data de validade e etc.

 

Mas onde é preciso ficar de olho são nos alimentos usados na composição do produto. 

 

Leite, ovo, soja, trigo e aveia, por exemplo, são ingredientes comuns, mas que colocam em risco a saúde de consumidores com alergia alimentar. Por isso, recebem o nome de “alergênicos” e é importante aprender sobre eles.

 

Em algumas receitas, eles são usados como ingredientes e adicionados durante o preparo. Em outras, vão aparecer por causa de um contato indireto que é chamado de contaminação cruzada.

 

É por isso que em algumas embalagens, como na do chocolate 50% cacau, existe a informação “pode conter leite”. Vamos explicar melhor a seguir, continue a leitura para entender.

O que é contaminação cruzada?

A contaminação cruzada acontece quando ingredientes de uma receita entram em contato com a produção de outra e podem acabar deixando rastros.

 

São quantidades ínfimas, mas que precisam ser declaradas para proteger principalmente os alérgicos e intolerantes.

 

Para ficar claro, pense no seu dia a dia na cozinha. Uma xícara usada para tomar leite, uma assadeira untada com margarina ou uma frigideira com óleo de soja, mesmo lavadas, podem ter rastros deixados por estes ingredientes que vão aparecer em preparos futuros. 

 

Estes rastros são conhecidos como “traços” e também estão escritos na embalagem para não ficar nenhuma dúvida.

 

Resumindo tudo, o que você precisa saber na hora de interpretar o que está escrito nas embalagens é:

 

  • ALÉRGICOS: CONTÉM

Todos os ingredientes listados desta forma fazem parte da receita do produto.

 

  • ALÉRGICOS: PODE CONTER

Estes ingredientes não foram adicionados, mas pode haver traços no produto por causa da contaminação cruzada.

 

No fim das contas, é importante lembrar que quando as informações não estiverem na embalagem é porque os ingredientes também não estão no produto. Ficou claro?