Por que comemos mais chocolate no frio?

Por que comemos mais chocolate no frio?

O frio já está chegando nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Nesta época, é muito comum surgir também uma vontade a mais de comer chocolate.

 

De acordo com pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB), 23% dos entrevistados consomem mais do doce nesta época.

 

O aumento neste período ocorre porque o doce traz uma sensação de felicidade, que combate a tristeza e a depressão que vem com os dias frios e nublados.

 

Essa sensação é comprovada cientificamente: o chocolate possui polifenóis, que aumentam a produção de serotonina, o famoso hormônio da felicidade. Por isso, sentimos um bem-estar quando comemos o doce, que também apresenta triptofano, aminoácido que melhora o humor.

 

E este não é o único ponto positivo do chocolate que, quando aliado a uma dieta balanceada, traz diversos benefícios para a saúde.

 

O cacau, por exemplo, seu principal componente, é rico em minerais essenciais para o corpo, pele e cabelo, como magnésio, cobre, potássio, manganês e vitaminas.

 

Outro ponto a favor do doce é a presença de substâncias antioxidantes, que diminuem o risco de doenças cardiovasculares e câncer, além do estresse e depressão que citamos anteriormente. 

 

Mas, como sempre, a palavra chave é equilíbrio. O chocolate precisa ser consumido com moderação, pois também pode trazer grande quantidade de açúcar e gorduras, prejudicando, assim, a qualidade da saúde.

 

Para escolher o seu chocolate e alegrar os dias frio de inverno, acesse nosso site e confira as nossas opções, clicando aqui.