Meu chocolate está esbranquiçado, e agora?

Meu chocolate está esbranquiçado, e agora?

Se o seu chocolate ou cobertura está esbranquiçado, não se preocupe, ele não estragou ou está velho, apenas sofreu o chamado fat bloom , do inglês, “florescer da gordura”. Isso pode acontecer quando o chocolate foi exposto à mudança de temperatura extrema, e a manteiga de cacau se separou do restante dos ingredientes. Acontece que a manteiga de cacau presente em nossos chocolates e coberturas tende a migrar para a superfície quando ocorre variação de temperatura. E isso é mais comum ainda no inverno gaúcho, pois a temperatura do dia varia muito: friozinho de manhã, sol e calor intenso ao meio-dia, frio de noite...Por isso, é importante prestar a atenção em alguns detalhes:

• No estoque ou na gôndola de lojas: repare se o produto está exposto a luz direta ou má ventilação. Local arejado e sem incidência direta de luz, ajudam a preservar o chocolate;

• Durante o transporte: O ideal é fazer as compras ou entregas com veículo climatizado, e em horários mais amenos.

• Em casa: Vale a mesma dica do estoque. Prefira locais arejados e sem luz direta. Geladeira não é o ideal, viu?!

O atrito também pode acarretar no aspecto esbranquiçado do chocolate, em especial, se o chocolate for fracionado em gotas, lascas ou pedaços menores. Pois, o atrito na embalagem agride o chocolate e gera esfarelamento. E a pergunta que não quer calar é: Isso torna o chocolate impróprio para o consumo? A resposta é não. Você pode comê-lo, derreter e usar em qualquer receita doce normalmente.

Agora, vale a pena ressaltar que nem todo esbranquiçado é fat bloom. Por isso, antes de consumir o chocolate esbranquiçado, se atente:

• Nota algum odor diferente no chocolate? Se sim, contate o SAC da marca;

• Passe o dedo pelo esbranquiçado, se ele sair e deixar sua mão um pouco oleosa, é a gordura. Se parecer granulado, é açúcar, e você não deve usá-lo para moldar doces, apenas em recheios, coberturas ou consumo direto; Recomendamos que, sempre que tiver dúvidas ou problemas, reserve o produto e faça fotos para nos enviar, converse com a gente pelas redes sociais, que lhe atenderemos com muito prazer. Estamos aqui para nos ajudar!