Conheça os benefícios do chocolate para a saúde

Conheça os benefícios do chocolate para a saúde

Chocolate! Ninguém é indiferente a ele. O sabor quase irresistível e a versatilidade fizeram do produto um item tão presente na vida do brasileiro quanto o famoso arroz e feijão.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), 75% dos brasileiros consome essa iguaria popular.

Mas, para além do paladar, essa paixão pelo chocolate também pode ser explicada através dos benefícios que ele pode trazer para a saúde. Isso mesmo! Além de ser uma delícia e nos fazer relaxar, o chocolate, se ingerido na medida certa, ainda pode dar aquele up na nossa saúde.

Quer algo mais perfeito? Quer entender quais são esses benefícios? Fique por aqui, continue a leitura, que a gente vai te contar agora mesmo.

Por que o chocolate faz bem para a saúde?

Por muito tempo houve quem acreditasse que isso fosse um mito. Que era apenas uma desculpa de quem não conseguia controlar-se e estava sempre se esbaldando no chocolate. Atualmente, porém, já podemos confirmar que não se trata de um mito e sim da mais pura verdade: o chocolate faz bem para a saúde!

Ele é rico em flavonoides, compostos que atuam estabilizando os radicais livres que poderiam comprometer algumas funções celulares. Por isso, o chocolate possui ação antioxidante, o que pode diminuir as chances do surgimento de diversos problemas de saúde.

5 benefícios do chocolate

Por conta de sua composição e propriedades, o chocolate apresenta benefícios para diversas partes e funções do nosso organismo. Separamos os 5 principais. Confira.

1. Saúde do coração

Não é atoa que o chocolate é um dos símbolos dos casais apaixonados, não é?! Mas, além de ser usado para demonstrar afeto por quem ocupa nosso coração, no sentido figurado, o chocolate literalmente faz bem a esse órgão.

Segundo estudos, o chocolate amargo (com mais concentração de cacau), por conter os antioxidantes catequinas e procianidinas, ajuda a inibir uma enzima que eleva a pressão arterial, melhorando a circulação sanguínea e trazendo benefícios para a saúde do coração.

2. Aumento do bom colesterol

Como citamos no item anterior, para aproveitar melhor os benefícios, é preciso consumir chocolate com pelo menos 70% de cacau, sendo de boa qualidade e produzido apenas com cacau, açúcar e manteiga de cacau. Este último item é composto por gorduras saudáveis que podem melhorar os níveis do colesterol ruim e ainda ajudam a aumentar o HDL, o colesterol bom.

3. Mais energia e concentração

Quem nunca precisou comer um chocolate antes daquela tarefa importante? Se você achava que isso era só uma mania ou algo relacionado apenas ao psicológico, saiba que o chocolate realmente ajuda a dar mais energia e melhorar a concentração.

Ele possui cafeína e teobromina, substâncias que contribuem para estimular o sistema nervoso e, consequentemente, garantem a energia e a concentração necessárias para as tarefas do dia a dia.

4. Bem-estar

Como possui endorfina e dopamina, o chocolate também nos traz uma sensação de relaxamento e bem-estar. Além disso, pode combater também o estresse, a ansiedade e o desânimo.

5. Beleza

Nossa aparência também é beneficiada com o uso adequado do chocolate. Certamente você já deve ter visto diversas propagandas de procedimentos estéticos que utilizam essa delícia. Isso se dá por conta da presença dos flavonoides que combatem os radicais livres, diminuindo a oxidação das células, e por conta do seu poder hidratante.

 

Viu só? O chocolate não alegra apenas o nosso paladar. Ele faz muito mais por nós! Porém, é importante lembrar que, apesar de tantos benefícios, não devemos exagerar, certo? O recomendado é consumir por volta de 30g por dia. Siga esta quantidade e as demais recomendações sobre a composição e seja feliz com esse alimento dos deuses!