A combinação chocolate e vinho é certeira. Mas, sabia que você pode harmonizá-los sem causar danos ao seu paladar? É isto que vamos lhe explicar hoje.
Entenda como o chocolate e o vinho podem ser apreciados juntos; e o melhor: com sabores combinados!
Só hoje a gente vai inverter a ordem do artigo, só para você poder lê-lo degustando um delicioso chocolate e um bom vinho.
Para a sua leitura ser totalmente saborosa e satisfatória, a primeira combinação é: chocolate ao leite e vinho tinto.
Por sua cremosidade, o chocolate ao leite harmoniza-se com quase todos os vinhos. Entretanto, os profissionais indicam saborear este chocolate com vinhos tintos de corpo leve como o Pinot Noir, ou corpo médio como o Merlot.
Ok, agora que você já está com o seu chocolate e com o seu vinho na mão antes da gente lhe contar as outras harmonizações, é bom que você entenda o passo seguinte.
Esteja atento ao teor de cacau do chocolate, pois a partir disso você saberá qual vinho escolher. Segundo os sommeliers, a regra é a seguinte: o vinho deve ser igualmente doce ou mais doce que o chocolate - e nunca, em hipótese alguma, escolha vinhos ácidos.
Agora, você vai nos perguntar: por que não posso optar por vinhos ácidos?
Porque o doce do chocolate pode aumentar a acidez do vinho, tornando-o desagradável ao paladar.
Chegou a melhor parte: veja qual a melhor combinação de vinho para cada chocolate.
Os chocolates brancos, além da manteiga de cacau, podem conter baunilha. Neste caso, a melhor opção de vinho são os brancos, pois ajudam a equilibrar a doçura destes sabores. Nossa dica é apostar em vinhos brancos de uva moscato. Outra opção, para quem não gosta de vinho doce, são os espumantes demi-sec.
Nesta versão, a opção certeira são vinhos mais encorpados e de sabores intensos. Na hora da compra escolha os vinhos Cabernet Sauvignon, Malbec e Zinfandel. Para os chocolates meio-amargo mais suaves, de até 60% de cacau, a opção são os vinhos Pinot Noir e Merlot.
O vinho ideal para os chocolates intensos, de 65% cacau, são os tintos encorpados e frutados. Você deve optar por vinhos portugueses como o de Porto, Madeira e Banyuls, e também os vinhos franceses.
Outros vinhos que podem ser uma boa escolha são cabernet sauvignon, syrah, malbec e tannat. Vinhos como estes possuem um teor de açúcar residual um pouquinho maior, que fazem o amargor do chocolate suavizar.
Independente da combinação, esta é uma experiência incrível para a descoberta de novos sabores. E o melhor: você não precisa de muitos preparos para realizar essas experiências.
Basta entrar no nosso site e comprar o seu chocolate favorito, depois ir até o mercado e encontrar o vinho que melhor combina com o seu chocolate Divine.