Chocolate e cerveja combinam?

Chocolate e cerveja combinam?

Muito se fala sobre combinar chocolates e vinhos, mas se mudarmos a bebida para cervejas, será que é possível combiná-las com o doce?

A resposta é sim! 

Combinar cervejas e chocolates é uma das mais deliciosas e surpreendentes formas de descobrir o potencial que a cerveja oferece em termos de harmonização. 

Uma combinação que vai além do que você imagina

O chocolate e a cerveja são produzidos a partir de fermentação e são muito versáteis dentro da gastronomia. Eles podem ser utilizados nos mais diferentes tipos de pratos e harmonizações.

Com as combinações certas, você pode aproveitar as texturas e a intensidade da cerveja e do chocolate para criar novos sabores e sensações.

Para te ajudar a aproveitar o potencial dessa experiência sensorial incrível, separamos algumas dicas básicas para harmonizar Cervejas e Chocolate.

Tipos de harmonização

Existem dois tipos básicos para fazer a harmonização. São eles:

  • Por semelhança: ao escolher uma cerveja mais adocicada, prefira os chocolates que seguem esta mesma característica, como os ao leite. O mesmo vale para o amargor.
  • Por contraste: se você é fã de uma cerveja mais frutada, vale combiná-la, por exemplo, com um chocolate branco, com mais sabores de manteiga. Além de ajudar a limpar o paladar, a bebida vai enriquecer a experiência e balancear os sabores.

Como fazer a combinação?

Para combiná-las, então, priorize:

  • Chocolate ao leite: como é bem doce, combina bem com cervejas Stout e Bock.
  • Chocolate meio amargo: vai bem com cervejas mais potentes, como uma Dunkel ou Dry Stout.
  • Chocolate branco: sua textura mais pastosa e sabor bem adocicado casam bem com cervejas mais frutadas, Porter, Brown Ales e Pale Ales.

Aposte nesta combinação

O chocolate traz gordura para as papilas gustativas e a cerveja, através do álcool, carbonatação e amargor ou acidez, limpa o paladar. Assim, a bebida prepara nossa boca para um próximo naco do alimento.

Enquanto o chocolate é extremamente doce, cremoso e amanteigado, a cerveja traz contrapontos como acidez intensa dos estilos sours, ou amargor profundo dos estilos mais lupulados.

O chocolate desperta nossos sentidos com seu cheiro torrado e a cerveja pode acrescentar mais notas de torrefação do malte, emparelhando os sabores semelhantes.

Procure chocolates para experimentar essa combinação clicando aqui