Chocolate é carinho em forma de comida? A ciência responde!

Chocolate é carinho em forma de comida? A ciência responde!

Chocolate é carinho em forma de comida? A ciência responde! 


Ele pode ser a recompensa de uma criança bem comportada, o gesto de amor de um casal apaixonado ou servir para adoçar o paladar de uma boa refeição. 


Você percebeu que, não importa o significado, o chocolate está sempre conectado com nossas emoções, com afeto e com carinho? 


E agora você vai entender que isso não é apenas uma impressão. 


 

A ciência do carinho 

Os pesquisadores confirmam: é muito mais do que sabor. 


Chocolate estimula a produção de neurotransmissores do bem-estar: o consumo de chocolate (especialmente o amargo) estimula a liberação de serotonina, dopamina e endorfina, neurotransmissores associados a sensações de prazer, relaxamento e felicidade.


Além disso, estudos divulgados mostraram que comer cerca de 40g de chocolate amargo por 2 semanas reduziu os níveis de cortisol (hormônio do estresse) e melhorou o humor em adultos. 


E ainda tem mais. O chocolate contém feniletilamina (PEA), a “molécula do amor”, uma substância que é produzida naturalmente pelo corpo quando estamos apaixonados. O chocolate contém pequenas quantidades de PEA, o que ajuda a explicar a ligação emocional entre chocolate e sensação de afeto ou carinho.


Chocolate ativa áreas cerebrais ligadas à recompensa: imagens de ressonância magnética mostram que o chocolate ativa o sistema límbico, que é associado à recompensa, prazer e motivação, os mesmos circuitos ativados em interações sociais afetuosas.


Estudos em psicologia alimentar: pesquisas em comportamento alimentar mostram que o chocolate é um dos alimentos mais citados como “comfort food”, ou seja, comida que traz conforto emocional. Um estudo da Appetite Journal (2010) apontou que chocolate está entre os alimentos mais escolhidos para lidar com emoções negativas e estresse.

 
A ciência confirma: chocolate é muito mais do que um sabor gostoso. 


Ele ativa nosso cérebro, conforta nossas emoções, desperta memórias e nos conecta com o afeto, seja por meio de um gesto, uma lembrança ou um presente.


Por isso, no Dia Mundial do Chocolate, celebre esse carinho em forma de comida. Dê um Divine de presente para quem você ama. E, claro, para você também.


Porque quando a ciência e o coração concordam, não tem erro: chocolate é amor que derrete na boca.


Clique aqui e acesse nosso e-commerce.