Brigadeiro vegano: conheça esta receita e se delicie!

Quem tem restrição alimentar, ou simplesmente optou por seguir uma dieta vegana, já deve saber que não é preciso abrir mão de saborear pratos deliciosos, como um brigadeiro, por exemplo.

Isso porque já existem muitas versões do doce que podem ser preparadas com ingredientes que não têm origem animal.

E vamos lhe ensinar a preparar uma delas neste texto, então continue a leitura para aprender a fazer o seu.

Quais produtos substituir?

O brigadeiro vegano é igualmente delicioso e comprova que os ingredientes de origem animal não são necessários para fazer esse docinho clássico.

Esqueça o leite condensado, o creme de leite e a manteiga: é hora de abrir espaço para outros sabores, como o cacau em pó, o leite vegetal e o chocolate vegano.

O chocolate 50% ou 70% picado é ideal para equilibrar os sabores e dar consistência. Também é possível usá-lo como substituto para o confete para enrolar o brigadeiro.

A seguir, você confere a receita completa de brigadeiro vegano para testar, amar e nunca mais largar.

Ingredientes

Para fazer o seu Brigadeiro Vegano, confira aqui os ingredientes.

Leite condensado vegano:

  • 1 xícara (de chá) de leite vegetal em pó
  • 3/4 de xícara (de chá) de açúcar demerara
  • 2 colheres (de sopa) de óleo de coco derretido
  • 1/4 de colher (de chá) de sal
  • 1/2 xícara de água quente

Brigadeiro:

  • 2 a 3 colheres (de sopa) de cacau em pó de boa qualidade
  • 1 pitada de sal
  • Chocolate 50% Cacau Zero 100 g ou Chocolate Amargo 70% Cacau 1 kg

Comece fazendo o Leite Condensado

Junte o leite vegetal em pó e o açúcar demerara em um liquidificador e bata até combinar bem os dois ingredientes. Depois, adicione os outros ingredientes e bata por mais 2 minutos. Reserve.

Agora é hora de fazer o Brigadeiro

Adicione o leite condensado e os ingredientes restantes em uma panela. Cozinhe em fogo médio até obter uma mistura bem homogênea. O brigadeiro deve estar desgrudando do fundo da panela.

O ponto ideal

Se você pretende enrolar os brigadeiros, vale deixar a mistura com a textura mais firme. Se for comer de colher, retire da panela assim que começar a desgrudar do fundo.

Por último, coloque o brigadeiro em um recipiente e deixe esfriar. Ele vai engrossar. Para enrolar, unte suas mãos com óleo de coco ou creme vegetal de sua preferência. 

Agora, também é a hora de colocar o chocolate vegano para dar crocância ao brigadeiro. 

É mais saudável?

Ao trocar ingredientes tradicionais como leite condensado por itens funcionais e nutritivos, o Brigadeiro Vegano acaba sendo uma opção mais saudável.

Isso porque a receita sem leite condensado e o chocolate em pó tradicional elimina grandes quantidades de açúcar, um dos grandes vilões para a saúde.

O cacau em pó puro, por exemplo, que não contém açúcar e tem um teor mais elevado de antioxidantes, também é anti-inflamatório e protetor do sistema cardiovascular.

Além disso, o doce possui bem menos calorias que o tradicional brigadeiro com leite condensado.

O que achou desta opção? Fazer um Brigadeiro Vegano não é uma tarefa tão difícil, não é? Agora basta correr para a cozinha para testá-la.