Veja como voltar para a dieta após as festas de final de ano sem deixar o chocolate de lado

Veja como voltar para a dieta após as festas de final de ano sem deixar o chocolate de lado

O final do ano é aquela época que todo mundo costuma exagerar. No Natal e Ano Novo são tantas comidas e bebidas gostosas que não dá para resistir. 


Porém, começa o mês de janeiro e já é hora de voltar a rotina e buscar melhorar a alimentação e, consequentemente, a saúde. 


Hoje nós vamos dar algumas dicas de ouro para que você possa voltar a dieta, mas, claro, sem deixar de lado aquele bom e velho chocolatinho. 


Continue a leitura para conferir. 

 

Não faça jejum

Se o primeiro pensamento que você tem após exagerar na comida é fazer longos jejuns, você pode se dar mal. 


Isso porque ficar grandes períodos sem comer favorece a retenção de gorduras no corpo, para compensar os nutrientes que faltam, podendo sobrecarregar alguns órgãos.


Além do mais, se você ficar muito tempo sem fazer refeições, quando você finalmente for comer estará faminto(a) e, provavelmente, vai exagerar muito nas porções para ficar satisfeito(a).


O que você pode fazer é diminuir os carboidratos das refeições, reduzir as porções e mastigar mais vezes os alimentos. 

 


Beba mais água

Beber mais água ajuda a evitar a retenção de líquidos, além de trazer inúmeros outros benefícios para a saúde, como melhorar a absorção dos nutrientes necessários para um bom funcionamento do organismo. 


O ideal, para uma pessoa adulta, é beber pelo menos 2 litros de água por dia, mas esse valor pode variar dependendo do peso. O cálculo, de acordo com especialistas, é beber 35 ml para cada kg. 


Por exemplo, uma pessoa de 64 quilos deverá fazer o seguinte cálculo: 64 x 35ml. Ou seja, deverá beber mais ou menos 2,2 litros de água por dia. 

 

 

Consuma chocolates com menos açúcar


Se a ideia é voltar ao normal e consumir menos açúcar, você pode optar pelo chocolate meio amargo (mais de 50% cacau). 


Outra opção é escolher os chocolates da Linha Zero, que são super saudáveis, deliciosos e não contam com adição de açúcares. 


Lembre-se que você não precisa abandonar o chocolate que você gosta para voltar para a dieta, é só comer porções menores. 


Alguns especialistas dizem que consumir até 30 gramas de chocolate (dois quadradinhos) por dia é a quantidade recomendada. 

 


Planeje suas refeições

Na hora da fome, se não tivermos algo saudável de forma acessível, é normal acabar comendo qualquer coisa que esteja por perto. 


Por isso, é extremamente importante planejar as refeições com antecedência. Você pode preparar marmitas para a semana, separadas em porções, e depois congelá-las ou refrigerá-las para comer durante a semana. 


Se você quiser algo mais prático, também pode encontrar um restaurante ou marmitaria que ofereça opções de refeições saudáveis e prontas, que serão entregues na sua casa ou trabalho. 


Também é importante planejar os lanches. Deixe pronto sanduíches naturais e outros petiscos saudáveis, que estejam ali, de forma acessível. Isso ajudará muito a manter a dieta. 

 


Durma mais

Essa dica, a princípio, pode parecer estranha. Porém, dormir bem, pelo menos 8 horas por noite, favorece o descanso do seu corpo, bem como a regularização do metabolismo e a queima calórica.


Isso mesmo, dormir ajuda você a emagrecer. Não negligencie o seu sono. 

 

 

Tudo certo para voltar à dieta após o final do ano? Esperamos que essas dicas tenham ajudado você.


Se você gostou deste artigo, aproveite e compartilhe-o com a sua família e amigos. 


Até a próxima.