Afirmar que diabéticos não podem comer chocolate é um erro. Segundo especialistas, a restrição completa do doce é, na verdade, um exagero.
Os chocolates possuem alguns benefícios que não devem ser privados dos diabéticos. Entre eles está a possível melhora nas capacidades cognitivas.
Além disso, o cacau é um ótimo antioxidante e anti-inflamatório natural.
Entretanto, quem tem diabetes precisa controlar seu índice glicêmico e por isso o chocolate não parece ser uma boa opção.
É comum que as pessoas associem diretamente o diabetes e o corte no consumo de qualquer tipo de doce.
Mas existem formas de conciliar diabetes e chocolates, e vamos explorar isso neste artigo.
Antes de começar, vamos lembrar que todo e qualquer alimento em excesso faz mal para a saúde.
Opte pelas versões mais amargas do chocolate. Isto é, aquelas que possuem o teor mais alto de cacau.
Aliás, existem estudos feitos na Suécia que evidenciam que o consumo regular de alguns gramas de chocolate amargo ajudam a combater isquemias e hemorragias cerebrais.
E sabe quem apresenta maior risco de ter doenças como essas? Justamente os diabéticos.
Na Divine, essa opção pode ser encontrada em diferentes tipos de chocolate e com diferentes taxas de cacau, de 80% ou 70%.
Em relação ao chocolate com 70% de cacau, é preferível optar pelo 70% com açúcar de coco, que tem baixo índice glicêmico e é indicado para pré-diabéticos, diferente do 70% normal, em que é adicionado açúcar cristal.
Já chocolates ao leite ou o branco possuem mais açúcar, por isto, neste caso não são a melhor opção.
Em nosso site temos um artigo completo falando sobre os benefícios do chocolate amargo.
Estudos apontam que o consumo regular de chocolate amargo pode ser benéfico para uma série de coisas e muitas delas são importantes para diabéticos.
Veja só:
Em um dia, o recomendado é que pessoas com diabetes não comam mais do que 25 g.
Entretanto, é preciso que exista uma harmonização do consumo do chocolate de acordo com a quantidade de carboidratos que se pode consumir no dia.
Fique atento: não é somente o nível de açúcar que importa para quem é diabético, a quantidade de carboidratos também faz diferença.
Ou seja, mesmo os chocolates diet podem não ser uma boa opção, por terem uma quantidade de carboidratos parecida com a dos chocolates tradicionais.
A melhor dica é: esteja sempre atento aos rótulos e saiba o quanto você pode consumir do que há naquele produto.
E lembre-se também que, assim como para qualquer pessoa, se consumido em excesso o chocolate pode levar ao ganho de peso.