Saiba quais bebidas combinam com chocolate

Os chocolates são as guloseimas preferidas de muita gente. E eles podem ficar ainda mais saborosos quando harmonizados com algumas bebidas, sejam elas alcoólicas ou não.

A cachaça e o chocolate, por exemplo, possuem sabores complementares. Enquanto a cachaça possui um forte aroma, o chocolate é um doce complexo, com cremosidade e suculência.

Mas o primeiro passo para uma boa combinação é escolher uma bebida e um chocolate de qualidade. No caso dos chocolates, a nossa dica é optar por aqueles que são produzidos da forma correta, com cacau de qualidade e sem gordura vegetal hidrogenada (a famosa margarina).

Depois disso, é só experimentar boas misturas. A seguir, listamos algumas que funcionam muito bem. Continue a leitura.

Chocolate com Vinhos

Vinhos tintos, servidos em temperatura ambiente, podem ser acompanhados com Chocolates 50% de cacau.

Uma combinação que funciona muito bem é de um Cabernet Sauvignon e uma caixa de chocolate meio amargo!

Com um vinho branco, um Sauvignon Blanc é uma excelente combinação para harmonizar com o doce amanteigado de chocolate branco.

Chocolate com Moscatel

O moscatel é um ótimo acompanhamento de tortas e bolos de chocolate com recheio de frutas cítricas. 

As borbulhas e a acidez do espumante ajudam a equilibrar com o doce.

Chocolate com Cervejas e Chopes

Para uma boa harmonização de cervejas com chocolate, você pode usar tanto da similaridade quanto do contraste entre os sabores e aromas de ambos.

Cervejas do estilo belga possuem complexidade e combinam perfeitamente com a delicadeza do chocolate meio amargo ou amargo.

Para chocolate ao leite, escolha cervejas bem escuras, acastanhadas e amarronzadas, com sabores e aromas tostados e torrados, para contrastar ao doce destacado no chocolate ao leite.

Chocolate com Café

Depois de escolher o seu café, você pode harmonizá-lo por similaridade. Exemplo: um café doce com alimentos levemente açucarados, por exemplo. Aqui, o objetivo é intensificar a característica de sabor.

Ou então, fazer uma combinação por contraste, privilegiando características opostas, ou seja, que se complementam, como com um café de amargor elevado com uma sobremesa bem doce. Neste caso, a ideia é chegar ao equilíbrio no paladar e, muitas vezes, a uma sensação gustativa completamente nova.