Qual a diferença entre chocolate e chocolate fracionado?

Qual a diferença entre chocolate e chocolate fracionado?

O chocolate é uma paixão nacional, não temos dúvidas disso. Ele vai bem sozinho ou em tortas, bolos e outros doces.

Talvez a resposta para o doce fazer tanto sucesso seja a diversidade de tipos de chocolate que existem.

E mesmo que você seja do tipo que come qualquer chocolate, já deve ter se perguntado: qual a diferença entre eles? Nobre (puro) e fracionado, o que muda de um para o outro?

Bom, a principal diferença entre eles é a gordura, o que acaba influenciando na qualidade, no sabor, e também no preço.

Cada um apresenta uma função e um melhor uso em determinadas preparações. Vamos entender um pouco mais.

Chocolate “normal”

De acordo com a Anvisa, um produto para ser considerado chocolate deve apresentar no mínimo 25% de sólidos de cacau.

Esse produto seria o chocolate nobre, ou também conhecido como chocolate puro.

Além disso, ele possui na sua composição apenas manteiga de cacau, o que lhe confere um sabor maravilhoso e ótima qualidade.

Mas quando for utilizá-lo para fazer preparações, como por exemplo bombons ou coberturas de trufas, é necessário fazer a temperagem do chocolate usando técnicas de temperagem ou choque térmico.

Chocolate fracionado

Na verdade, não é o chocolate todo, e sim a cobertura dele, isso porque apresenta quantidade de sólidos de cacau menor que 25%.

Além disso, em sua composição a manteiga de cacau é parcialmente substituída por outra gordura vegetal, geralmente de palma.

O uso da gordura vegetal tem o objetivo de diminuir o custo, aumentar a resistência à temperatura e eliminar a temperagem do chocolate.

Mas esta substituição acaba comprometendo de certa forma a textura, e não derrete facilmente na boca como o chocolate nobre.

Este tipo é indicado para banhar bombons, pão de mel, fazer raspas e casquinhas de chocolate e outros tipos de decoração.

Agora que você entendeu a diferença entre os dois tipos de chocolate, na hora de escolher qual usar, dê preferência ao chocolate que contém manteiga de cacau. Ou seja, o chocolate “normal”. Ele possui melhor qualidade, textura e sabor.