O surgimento do chocolate: descubra onde nasceu a receita

O surgimento do chocolate: descubra onde nasceu a receita

Hoje, o chocolate é um elemento tradicional na nossa cultura alimentar e alguns possuem um sentimento de verdadeira adoração pelo produto. Mas você sabe dizer como essa história começou? Quando e onde ocorreu o surgimento do chocolate? Como se desenvolveu sua história até que ele se consagrasse como um dos doces mais queridos ao redor do mundo? Se não, a gente te conta agora!

Do cacau ao doce mais popular do mundo

A história do cacau é muito antiga e remonta aos povos das civilizações pré-colombianas dos maias e astecas, que usavam o "cacahuat" (grãos de cacau) para fazer uma bebida, o "xocolatl", obtido pela adição de pimenta, canela e outras especiarias que eram usadas como oferenda aos deuses pelos nascimentos; ou reduzidas a pó, para borrifar o corpo dos jovens no ritual da puberdade.

Segundo uma lenda asteca, o cacau foi doado pelo deus Quetzalcoatl aos seres humanos para aliviar a fadiga. Hoje, sabemos e conseguimos comprovar que os grãos de cacau realmente contêm alcaloides como a teobromina, com propriedades energizantes e, em menor grau, cafeína.

O poder antioxidante do cacau também é alto, ao qual também são atribuídas virtudes antidepressivas, graças à presença de serotonina, uma substância envolvida na regulação do humor. Rico em vitaminas e minerais, o cacau também contém flavonoides que afetam os níveis de colesterol e beneficiam a saúde cardiovascular.

As sementes preciosas chegaram à Europa após a quarta jornada de Cristóvão Colombo, mas foi somente a partir da primeira metade do século XVI que Hernán Cortés, o conquistador do México, iniciou uma importação real dessa nova mercadoria ao velho continente. A partir desse momento, a bebida, consumida com adição de açúcar, anis, canela e baunilha, conheceu o sucesso exponencial e retumbante que mantém até os dias atuais.

No século XVII, o cacau começou a ser produzido também na Itália, especialmente em Florença e Veneza, e foi graças à escola de Turim que, em 1819, François-Luis Cailler fundou a primeira fábrica de chocolate suíça. Posteriormente, no início do século XX, o genovês Bozelli desenvolveu uma máquina para refinar a pasta de cacau, enquanto o holandês van Houten esforçou-se ao máximo para encontrar uma maneira de separar a manteiga de cacau.

Hoje, o chocolate pode ser visto e adquirido em diversas formas e tipos, agradando aos mais diversos paladares e marcando sua presença em inúmeras receitas.

 

Diferenças entre chocolate amargo, chocolate ao leite e chocolate branco

O chocolate escuro, como também é conhecido o chocolate meio amargo, deve conter a pasta de cacau em uma proporção não inferior a 40% do peso total, à qual é adicionada uma quantidade relativa ao produto final, a ser obtido, de manteiga de cacau e açúcar. Para o chocolate escuro extra, a porcentagem de pasta de cacau deve ser ainda maior, de até 85 a 90%, no caso de amargo ou extra-amargo.

O chocolate ao leite é obtido adicionando-se à pasta de cacau o leite em pó, este deve conter no mínimo 25% de cacau. Produzido na Suíça, pela primeira vez, no final do século XIX, hoje é o tipo de chocolate mais vendido no mundo. Comparado ao chocolate amargo, é mais rico em gorduras e açúcares, devido à presença de manteiga de cacau adicionada.

Para o chocolate branco, no entanto, apenas a manteiga de cacau é usada, com a adição de açúcar de baunilha e leite.

É importante destacar que, para obter os benefícios do chocolate para a saúde, é preciso consumi-lo de forma moderada. Com equilíbrio é possível usufruir dessa maravilha dos deuses sem prejudicar o seu organismo!

Se você também é um apaixonado por chocolates, vai gostar de conhecer as diferentes opções que a Divine tem para te oferecer (clique neste link para descobrir os nossos produtos).