Do Cacau ao Chocolate -  Uma jornada de sabor e tradição

Do Cacau ao Chocolate -  Uma jornada de sabor e tradição

Chocolate, certamente, é o doce mais famoso e mais querido do mundo. Mas, antes da fama, ele percorreu uma longa trajetória, repleta de história e transformação. Quer conhecer um pouco mais sobre as origens dessa delícia?



Da Amazônia para o Mundo

Nativo da Amazônia, o cacaueiro precisou pegar a estrada e ir para na América Central para fazer história. E foi justamente lá que essa árvore ficou conhecida como o “alimento dos deuses”. 


Os maias e astecas valorizavam tanto as sementes do cacau que as usavam como moeda. Eles preparavam uma bebida amarga chamada "chocolatl" ou "cacahuatl", misturando as sementes fermentadas com especiarias como flores aromáticas, baunilha, pimenta e mel. Essa bebida era consumida fria ou quente e era considerada sagrada.


Depois da chegada dos espanhois nas américas, o cacau foi levado para a Europa. Os europeus adaptaram a bebida ao seu paladar, adicionando açúcar, canela, cravo, anis, amêndoas e avelãs. Inicialmente, o chocolate era consumido principalmente como bebida e era um privilégio da realeza e dos mais ricos. 

 

 

Do Cacau ao Chocolate 

No século XIX, as inovações tecnológicas transformaram o cacau.


 Em 1828, o holandês Conrad van Houten desenvolveu uma técnica para extrair parte da gordura das sementes de cacau, resultando no chocolate em pó. Esse processo também produziu manteiga de cacau, que, quando adicionada à pasta de cacau e açúcar, permitiu a criação do primeiro chocolate sólido em 1847 pela companhia inglesa Fry and Sons. 

 

 

O Chocolate no Brasil

Por aqui, o cacau passou de um acompanhamento para outros alimentos, como era a prática de povos indígenas, para uma rica tradição no cultivo, especialmente na região da Bahia. 


Nos últimos anos, o mercado de chocolates finos e de alta qualidade vem crescendo, valorizando cada vez mais a pureza do cacau e os métodos artesanais de produção. Em 2019, segundo a International Cocoa Organization, o Brasil foi o sétimo maior produtor de cacau do mundo.

 

 

Por que produzimos o verdadeiro chocolate? 

Porque nosso chocolate segue os rumos da história. Afinal, chocolate é um derivado do cacau e apenas isso. 


No entanto, muitos chocolates que são vendidos não utilizam o cacau em suas fórmulas, mas aromatizantes e corantes artificiais do cacau, além de leite e açúcar refinado. 

 

 

Por isso, é simples: nosso chocolate tem mais cacau que a média do mercado, poucos ingredientes e não contém aromatizantes, corantes ou conservantes. Na Divine, o protagonista do sabor é (e sempre será!) o cacau. 


Nós sabemos que o chocolate é mais do que um doce: é história, é arte, é paixão. E aqui essa paixão se reflete em cada pedaço. 

 

Para escolher o verdadeiro sabor do cacau, clique aqui e acesse nossa loja.