O dia 16 de maio é o Dia do Celíaco, uma data que visa sensibilizar a população para esta doença que, de acordo com Conselho Nacional de Saúde, afeta cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil. A maioria delas ainda encontra-se sem diagnóstico.
Para falar sobre esse tema tão importante, nós convidamos o médico Diego Baldissera (CREMERS 31314), que é cirurgião geral, endoscopista digestivo e cirurgião bariátrico.
Veja abaixo o que ele nos diz.
A doença celíaca é uma resposta imunológica, portanto é uma doença autoimune, provocada pela ingestão de alimentos que possuem glúten.
Seu tratamento básico visa a promover uma restrição alimentar total ao glúten (aveia, cevada, malte, centeio, trigo, dentre outros alimentos com essa proteína).
Basicamente os celíacos devem atentar aos rótulos dos alimentos.
Desde o ano de 2003 todos os alimentos industrializados devem conter em sua embalagem a descrição de “CONTÉM GLÚTEN” ou “NÃO CONTÉM GLÚTEN”, conforme Lei Federal 10.674.
Isso ajuda as pessoas com essa doença a identificarem, com mais facilidade, os alimentos que podem ou não ingerir.
Primeiramente é importante que todas as pessoas portadoras de doenças do trato digestivo sejam acompanhadas por um médico e um nutricionista. Esses profissionais são treinados para a devida orientação de como proceder com os cuidados alimentares.
Além disso, existe a ACELBRA, que é uma associação de portadores de doença celíaca, que presta assessoria e informações aos portadores.
A indústria segura é aquela que segue as regras de produção para evitar contaminação de seus alimentos/produtos.
Deve ter um processo rigoroso de higiene e esterilização de seus equipamentos. Além de, obviamente, informar de forma adequada em seus rótulos sobre a composição dos ingredientes, seguindo a Lei federal citada anteriormente.
Aqui na Divine nós seguimos todas as recomendações citadas pelo profissional para confirmar a venda de produtos seguros para celíacos. Você encontra produtos deliciosos e SEM GLÚTEN.
O chocolate, por ser derivado dos grãos de cacau, pode ser consumido sem problemas.
O celíaco deve atentar ao rótulo sobre a composição de alguns ingredientes que podem ser inseridos na receita, como cookies, bolachas, etc, que podem conter glúten.
Agradecemos o Médico Diego Baldissera por compartilhar essas importantíssimas informações com a gente.
No final descobrimos que quem sofre com a doença celíaca não precisa deixar de comer chocolate.
A Divine tem o cuidado de pensar em todos os seus clientes e, por isso, todos os produtos produzidos por aqui NÃO CONTÊM GLÚTEN, o que ajuda você a aproveitar o melhor chocolate sem se preocupar.
Clique aqui para conferir todos os nossos produtos do nosso ecommerce.