Você já se perguntou o que torna um chocolate, chocolate de verdade?
Se essa dúvida já passou pela sua cabeça, saiba que a resposta está na embalagem. Muitas vezes guarda segredos valiosos sobre sua qualidade, ingredientes e até mesmo sua origem.
É por isso que entender como interpretar esses detalhes pode fazer toda a diferença na sua experiência de degustação.
E com a chegada do Dia do Cacau, em 26 março, é o momento perfeito para desvendar os segredos por trás desse doce que nos acompanha há décadas.
Por isso, no blog de hoje exploramos 4 dicas essenciais que o ajudarão a identificar se está realmente optando por chocolate autêntico e de alta qualidade.
Prepare-se para descobrir como fazer escolhas saborosas e conscientes.
Verifique se o chocolate contém massa de cacau, manteiga de cacau ou cacau em pó como um dos primeiros ingredientes na lista.
Isso indica que o chocolate tem uma alta proporção de cacau, o que é característico do chocolate real.
O chocolate de verdade geralmente contém açúcar, mas em quantidades moderadas.
Procure por produtos com açúcar como um dos ingredientes, mas não como o primeiro da lista.
Essa posição mostra que o chocolate pode ter uma proporção equilibrada de cacau para açúcar.
Chocolate autêntico não deve conter gorduras adicionadas além da manteiga de cacau naturalmente presente no cacau.
Evite chocolates que listam óleos vegetais ou outras gorduras adicionadas, pois isso pode indicar uma menor qualidade do produto.
Prefira chocolates com uma lista de ingredientes curta e simples.
Evite produtos com aditivos artificiais, como aromatizantes, corantes ou conservantes, pois eles podem afetar o sabor e a qualidade do chocolate.
Optar por chocolate com ingredientes mínimos ajuda a garantir uma experiência mais autêntica.
A resposta é porque ela revela a qualidade do chocolate.
Aqui na Divine, por exemplo, sempre colocamos nas nossas embalagens a quantidade de cacau presente no chocolate. Mas somos uma das poucas empresas que faz isso.
Por isso, quando for escolher chocolates de outras marcas, olhe com atenção a lista de ingredientes. Eles estão ali em ordem decrescente de quantidade; então, o ideal é que o cacau seja um dos primeiros da lista.
Como citamos acima, os bons chocolates, geralmente, contém no máximo 5 ingredientes (sem considerar os recheios). São eles: pasta de cacau, açúcar, manteiga de cacau, leite em pó (exceto no amargo), emulsificante (lecitina de soja) e aroma.
Para saber mais sobre a importância de prestar atenção na embalagem dos chocolates, clique aqui e leia nosso outro blog sobre o assunto.
Outro fator a considerar é o processo de fabricação do chocolate. Mas esta não é uma informação que está presente em todas as embalagens.
Dentro deste contexto, conhecemos a expressão bean-to-bar, que significa “da semente à barra” ou “da amêndoa à barra”.
Esse chocolate é feito de maneira próxima da origem, com uma cadeia produtiva pequena, sem intermediários e com fornecedores de qualidade.
Os chocolates da Divine são chocolates feitos com os melhores ingredientes, e claro: muito cacau! Confira a seguir a quantidade de cacau em alguns deles:
Chocolate ao Leite: 37% de cacau, média do mercado 25%;
Chocolate Meio Amargo: 50% de cacau, média do mercado 40-45%;
Chocolate Branco: 30% de manteiga de cacau, média do mercado 20%.
Nos nossos produtos, utilizamos cacau de terras amazônicas, que tem um sabor ainda mais apurado, pois fazem bem não somente ao olfato e paladar, como também ao meio ambiente.
Para saber mais sobre como são produzidos nossos chocolates, clique aqui.
E para escolher os seus e desfrutar do sabor do verdadeiro chocolate, acesse nossa loja online clicando aqui.