Conheça a origem dos Chocolates da Divine: chocolates sustentáveis produzidos com cacau amazônico

Conheça a origem dos Chocolates da Divine: chocolates sustentáveis produzidos com cacau amazônico

O chocolate é uma paixão mundial. É difícil imaginar alguém que não goste do doce que é feito a partir das amêndoas do cacau. De origem amazônica, o fruto já é consumido há cerca de 5,5 mil anos e conquista paladares ao redor do mundo. 

Mas é importante lembrar que nem tudo o que parece chocolate realmente é! Há muitos produtos disponíveis no mercado que não utilizam o cacau em suas fórmulas, mas sim muitos aromatizantes e corantes artificiais do cacau, além de leite e açúcar refinado. 

Para ser considerado um chocolate com alta qualidade, é necessário que ele possua efetivamente a concentração do fruto do cacau. E precisa estar na sua forma mais natural possível, sem adicionais de conservantes, corantes ou estabilizantes. 

A notícia boa é que existe cacau em abundância no Brasil. Fica na chamada Amazônia Legal brasileira, que inclui os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, e parte do Maranhão, e concentra cerca de 56% da produção do fruto. 

O Pará, por exemplo, conquistou pelo segundo ano consecutivo o posto de maior produtor de cacau do país, com 51,5% da produção nacional. Além do Pará, Rondônia e Amazonas também figuram entre os maiores produtores do país.

Nesses lugares temos exemplos muito importantes de produtores que vem executando um trabalho sustentável e de qualidade. E é de lá que vem os nossos chocolates, como vamos ver a seguir. 

Chocolates com Cacau Amazônico: uma produção sustentável

A região amazônica reúne a mais diversificada variedade de cacau do mundo em termos genéticos, de sabor e de espécies. 

Com uma combinação entre genética, práticas agrícolas e qualidades de clima e solo é possível obter um cacau de alta qualidade. Isso tudo com sustentabilidade, conectividade com a paisagem e respeito a aspectos culturais milenares. 

Para isso, brasileiros, colombianos e peruanos envolvidos na cadeia de produção do cacau de origem amazônica, se uniram para criar um Plano Estratégico de Desenvolvimento do Cacau Sustentável da Amazônia. 

O plano reúne compradores e investidores interessados no combate ao desmatamento, através de uma cadeia de fornecimento que promove a inclusão social e é orientada pela bioeconomia, que propõe um modelo de produção focado em sistemas, produtos e serviços.

Bioeconomia ou economia sustentável 

A bioeconomia apresenta soluções para uma das demandas mais urgentes para a sobrevivência e qualidade de vida da humanidade: a manutenção dos recursos naturais.

A ideia é criar produtos e serviços de menor impacto para a natureza, através do cultivo sustentável. Para isso, reúne conhecimentos em biotecnologia, biologia sintética, química de renováveis e outras áreas. 

Assim, é possível colaborar para a restauração de áreas degradadas e para a redução do desmatamento. 

A bioeconomia também proporciona melhores condições de vida para os agricultores - em sua maioria, pequenos e médios - e suas comunidades. 

Nesse sistema, os produtores precisam declarar que não existe exploração animal, infantil e escrava nas lavouras.

O cacau dos nossos chocolates vem de lá

O cacau que vem de terras amazônicas, tem o sabor ainda mais apurado, pois faz bem não somente ao olfato e paladar, como também ao meio ambiente. É por isso que optamos por utilizar o Cacau Amazônico nos nossos chocolates. 

E para comemorar os nossos primeiros 10 anos de história estamos fazendo um lançamento divinamente especial, com todos os chocolates produzidos com cacau da Amazônia.

É uma caixa de especialidades, apresentando os produtos que tornaram a nossa marca conhecida pela qualidade e sabor. 

A caixa que tem um design todo especial, é recheada com mini chocolates nos sabores: branco, ao leite, meio amargo, amargo 70% cacau e 50% cacau zero açúcar e lactose, mini trufas Beijo Divino sabor chocolate meio amargo recheadas com avelã, e uma porção de amêndoas drageadas com chocolate ao leite cobertas com brilho dourado comestível. 

Para comprar chocolates com Cacau Amazônico Sustentável, visite nosso catálogo.