Como o nosso cérebro reage ao chocolate?

Consumir chocolate traz uma sensação de bem-estar e alegria? Se a sua resposta foi sim, saiba que isso possui uma explicação científica. 

 

É porque, assim como praticar esportes auxilia nossa saúde mental, alguns alimentos são essenciais para garantir o bom funcionamento do nosso cérebro. 

 

Quando consumimos o doce, são muitas as reações que acontecem no nosso cérebro. Você sabe quais são elas? Continue a leitura e confira!

Benefícios para o humor e para a memória

Consumir chocolate traz benefícios ao humor e às principais habilidades cognitivas, como a memória.

 

Não importa o tipo do chocolate: pode ser branco, amargo, em barra, como bombom ou um ovo de Páscoa, depois de comer um chocolate, o nosso humor melhora.

 

O segredo está na grande presença de flavonoides, que estão presentes no cacau, principal matéria-prima do chocolate. 

 

Esses compostos orgânicos também são responsáveis por garantir o desenvolvimento das principais atividades cognitivas

 

Além de melhorar a memória recente, o processamento de informações e o desenvolvimento mental, os flavonoides ajudam a retardar o envelhecimento.

 

E o ganho nas funções cognitivas não são os únicos, porque, como dissemos, os efeitos sobre o humor são incontestáveis.

 

Isso acontece, porque ele possui o aminoácido triptofano, responsável pela produção do neurotransmissor serotonina, conhecido por ser o “hormônio da felicidade”. 

 

Esse hormônio é responsável pelo humor, sono e apetite. Quando esta molécula está em falta podem se manifestar depressão e estados de ansiedade. 

 

O chocolate também ajuda na liberação do neurotransmissor chamado dopamina, que causa a sensação de recompensa. 

 

Estes compostos são encontrados em maior quantidade nos chocolates com maior porcentagem de cacau, mas, a versão ao leite também ajuda nas funções cognitivas!

 

Para usufruir dos benefícios, o ideal é que haja um consumo diário do alimento. Mas sem sempre, sem exageros! Lembre-se que a palavra para tudo é o equilíbrio. 

 

Já comeu um pedaço de chocolate hoje?