Caça ao ninho: como tornar o dia de Páscoa inesquecível para a criançada

Caça ao ninho: como tornar o dia de Páscoa inesquecível para a criançada

A Páscoa é uma das datas mais deliciosas para a criançada. Além do carismático coelhinho, ainda dá para deliciar-se com todos os chocolates que ele traz.

Esse feriado cristão já é um marco em nossas vidas, e uma das melhores lembranças da infância pode estar relacionada a ele.

A caça ao ninho cumpre o papel de deixar a Páscoa ainda mais especial e com um toque de fantasia que as crianças adoram - e às vezes nem são só elas, não é mesmo?!

Se você não conhece muito bem essa tradição, ou gostaria de conhecê-la melhor para saber como elaborar a caça ao ninho perfeita, você está no lugar certo!

Neste texto vamos lhe dar dicas sobre como fazer a Páscoa mais feliz, e convencer-lhe que vale a pena investir um tempinho nisso.

Continue a leitura para conferir.

 

Como nasceu esse costume

 

Não se sabe exatamente a origem da caça ao ninho, mas podemos associá-la ao famoso coelho da Páscoa.

Afinal, o responsável por esconder o ninho é o coelho! Então esses são costumes que estão interligados.

O coelho da Páscoa tem origem na região norte da Europa, que hoje conhecemos por Alemanha. 

A data comemora a ressurreição de Cristo, e a associação dele com o coelho deve-se ao fato de que esses animais, em geral, são os primeiros a saírem do ninho depois do inverno e começarem a reproduzir-se.

Ou seja: vida nova!

A caça ao ninho é uma forma de deixar o momento mais divertido para as crianças. Existem muitas formas de fazer isso. Confira!

 

Como fazer uma caça ao ninho inesquecível 

 

Você pode escolher entre fazer a caça ao prêmio principal (o ovo de Páscoa)  ou fazer um caminho que contenha pequenos prêmios que levam até o principal.

Além disso, é preciso saber a idade das crianças que participarão da brincadeira. Isso porque, se foram muito pequenas, é preciso fazer algo mais lúdico.

Um exemplo é dar pitacos como “uma dica está no local onde você dorme”; ou então deixar pegadas no chão, que simulem patas de coelhos, que levem até o prêmio.

Essas pegadas são um clássico da caça ao ninho, e as crianças sempre adoram! Elas passam uma sensação de veracidade, é como se o coelho realmente tivesse passado por ali.

Com as crianças maiores, você pode até mesmo elaborar um mapa do local onde será a caça e entregá-lo a elas, para que matem a charada.

Uma boa dica é reunir mais crianças para participar desse momento: podem ser os primos, colegas ou vizinhos. Compartilhar esse momento com os amigos o fará ainda mais especial.

Ah! Não esqueça de enviar um convite, que precisa ser assinado pelo "Sr. Coelho". Assim, você criará toda a atmosfera da caça ao ninho real.

 

É mesmo tão importante?

 

Estamos falando de memória afetiva! É preciso levar em consideração uma forma muito carinhosa de tornar esses momentos inesquecíveis.

Possivelmente as crianças não perceberão se não houver uma caça ao ninho em casa. Por isso cabe a você saber que está deixando a infância delas mais doce!