Já estamos em dezembro e o Natal já está chegando e com ele as especiarias culinárias que esperamos durante o ano todo.
Afinal, a ceia de Natal conta com peru, nozes, rabanada, lentilhas, entre outras delícias.
Mas além das comidas, os doces também fazem sucesso no final de ano. Para o Natal, existem algumas versões especiais, que além de serem a sobremesa perfeita, também podem se transformar em saborosos presentes para quem amamos.
Então, se você quer aprender a preparar um lindo bolo para essa data tão especial, continue a leitura.
O bolo de Natal mais tradicional é o panetone. Ele, na verdade, é um pão doce originário de Milão, recheado de frutas cristalizadas e passas, que chegou ao Brasil no século XIX.
Por isso, a primeira dica para um bolo de Natal perfeito, e que vale tanto para o panetone como para outros bolos, é usar mel para adoçar a massa.
Assim, quando for misturar a essência de baunilha, adicione também o mel. Será ele que fará o bolo ficar mais úmido e macio.
Outra dica é esperar a massa ficar no “ponto de véu” antes de colocar o recheio.
Para conferir se o ponto está certo, pegue uma porção da massa e estique com cuidado. Se a massa abrir até ficar transparente e não rasgar, o ponto está bom. Se rasgar, é preciso sovar mais um pouco.
Depois de assar, embale os bolos em sacos plásticos, assim eles vão durar mais tempo.
Procure por plásticos bonitos e adorne com laços de fita, ou coloque o bolo em latas ou caixinhas, caso você queira usar o panetone para presentear alguém.
Agora é só colocar a mão na massa.