Gotas de chocolate: para que servem e como derreter

Gotas de chocolate: para que servem e como derreter

Com a chegada do inverno, o chocolate começa a ser consumido das mais variadas formas, inclusive derretido.

Há também quem queira acrescentar chocolate em bolos ou demais receitas. Neste caso, as gotas de chocolate são a melhor opção.

Este é um produto multifuncional, que pode ser consumido tanto para receitas caseiras e simples do dia-a-dia quanto em preparos profissionais, isso porque as gotas de chocolate Divine são comercializadas no varejo e também via pedido para empresas como confeitarias e afins.

Isso porque é comercializado em supermercados, como também via pedido com a fábrica para uso em confeitaria.

Ou seja, as gotas de chocolate são ideais e práticas para qualquer preparo, dando um toque "divino" em suas receitas.

Existem algumas dúvidas quanto ao derreter o chocolate, o que chamamos de temperagem, e por isso vamos te ajudar e explicar tudinho aqui. Confira:

 

Quais as opções de gotas de chocolate

 

Engana-se quem pensa que gotas de chocolate são todas iguais. Na Divine, oferecemos duas opções.

 

  • Gotas de chocolate ao leite: este produto é o mais comum e também o mais popular; 

 

  • Gotas de chocolate 70% cacau;

 

Vale lembrar que nenhum dos chocolates da Divine possui gordura hidrogenada. 

 

O diferencial das gotas de chocolate

 

Mas porque escolher por gotas de chocolate e não uma barra convencional que pode ser quebrada?

 

Além do formato decorativo, por ser um produto fracionado, as gotas são mais fáceis de derreter e incorporar a outra receita, sem a necessidade de picar ou ralar.

 

E na Divine, as gotas são bem generosas, com 25 mm de diâmetro. Além disso, como falamos, todas têm a mesma qualidade de todos os chocolates Divine, ou seja, também são glúten free e sem gordura hidrogenada.

 

Como derreter as gotas e em quais receitas é possível utilizá-las

 

Para uma receita em que seja necessário derreter as gotas de chocolate, não há mistério. O chocolate pode ser derretido em banho-maria, seja no fogão ou microondas.

 

No fogão, basta ligar o fogo baixo para ferver uma panela com água. Na sequência, coloque a tigela com o chocolate em cima da panela com água fervente, sem encostar, e mexa até derreter.

 

No microondas, basta colocar a quantidade desejada para aquecer por 1 minuto. Retire e mexa até ficar homogêneo. Se for necessário, aqueça por mais alguns segundos.

 

É possível utilizar gotas de chocolate, derretidas ou não, em receitas como: 

 

  • Bolos
  • Cookies
  • Brownie
  • Muffin

 

Conheça métodos de temperagem

 

  • 1º método: pique o chocolate e coloque-o num refratário. Derreta até atingir os 45°C; cuidado para não ultrapassar a temperatura ou queimará o chocolate e perderá qualidade no preparo.

 

Após derreter o chocolate, coloque o refratário sobre outro maior com gelo e mexa constantemente para que o declínio seja o mais homogêneo possível. Quando atingir a temperatura de 29°C, você já pode utilizar o chocolate; mas para melhorar o brilho, retire do gelo e reaqueça o chocolate até atingir 30-31°C.

 

  • 2º Método: derreta o chocolate até atingir os 45°C. Em uma bancada de mármore, despeje 2/3 ou 80% da massa e trabalhe com uma espátula até atingir os 29°C. Retorne-a para o restante da massa, mexendo vigorosamente até atingir os 30-31°C.

 

  • 3º Método: pique o chocolate, separe 1/3 e os outros 2/3 derreta até atingir os 45°C. Aos poucos, adicione o 1/3 do chocolate picado, mexendo bem para que não sobrem grãos de chocolate.

 

Se, após adicionar o chocolate, toda mistura não estiver a 29°C, coloque-a sobre um refratário com água fria e mexa até atingir os 29°C com cuidado para não ultrapassar essa temperatura. Após atingir os 29°C, você já pode utilizar o chocolate; mas para melhorar o brilho, reaqueça a mistura até atingir 30-31°C.




Por fim, vale lembrar que todo chocolate deve sempre ser mantido em ambiente seco, fresco e inodoro, livre de insetos, longe de paredes e de produtos químicos. Além disso, as embalagens devem estar sempre bem fechadas.

Ah! Jamais coloque seu chocolate na geladeira, viu?! Já explicamos o porquê neste conteúdo aqui.