Desfrute de todas as sensações: aprenda a degustar chocolate

Desfrute de todas as sensações: aprenda a degustar chocolate

Uma iguaria apreciada pelos mais variados paladares, que transmite sensações de alegria e prazer em cada pedaço. O chocolate utiliza da sua principal matéria-prima - o cacau - para formar seu sabor, textura e até seu aroma. 

 

Comer chocolate é bom, mas degustá-lo é uma delícia! O processo de degustação envolve a exploração de texturas, sabores, aromas e exige que a experiência seja completa. O ambiente deve ser claro, arejado e livre de qualquer tipo de odor (incluindo perfumes, sabonetes e demais produtos com cheiro).

 

O paladar precisa estar “limpo”, ou seja, é recomendado que a degustação ocorra com pelo menos duas horas após a última refeição. 

 

Passo a passo para uma degustação completa

A degustação de um chocolate oferece uma experiência multissensorial. Ou seja, todos os sentidos exercem influência nesse ato (audição, tato, visão, olfato, paladar).

 

Na degustação, você vai identificar aromas, texturas e sabores e perceber muito mais sobre os ingredientes de um chocolate. 

 

Aparência 

O primeiro contato com o chocolate é através da aparência. O brilho e a cor tornou o alimento mais apetitoso e influenciam na vontade de degustá-lo. 

 

O chocolate pode possuir cores variadas de acordo com seus ingredientes (mais escuros, mais claros, mais avermelhados) mas é importante atentar-se aos chocolates com manchas esbranquiçadas pois elas podem indicar que ele está fora da validade. Em alguns casos, a cor do chocolate sofre alteração devido às más condições em que chocolate foi transportado e armazenado na loja.

 

Aroma

O aroma é uma parte importante da degustação pois afeta totalmente o sabor. Eles  podem variar de acordo com cada tipo de chocolate e os ingredientes que eles são compostos. 

 

Após abrir a embalagem de seu chocolate,  repare em cada aroma que você sente. Se o tipo de chocolate que você vai degustar não apresentar o aroma no início, pressione-o entre os dedos e deixe com que o calor do corpo auxilie no processo. 

 

Uma pesquisa do Human Olfaction Laboratory, da Middlesex University, aponta que sentir o aroma do chocolate deixa as pessoas menos estressadas e ansiosas. 

 

Textura

A textura de um chocolate pode ser sentida através do tato ou do paladar e muitas vezes percebidas com a visão.

 

Para sentir corretamente a textura, observe a velocidade que o chocolate derrete, se ao colocá-lo na boca ele é macio, áspero, seco ou oleoso. 

 

É importante ressaltar que diferentes texturas trazem diferentes sabores. 

 

Sabor

O processo de degustação vai além de apenas comer o alimento. Para sentir o sabor verdadeiro do chocolate você precisa identificar as notas no início, meio e final da degustação. 

 

É necessário perceber o sabor no primeiro contato e como ele vai mudando conforme você mastiga. Identifique os ingredientes e as sensações (doce, amarga, meio amarga, salgada e outras). 

 

Tipos de chocolate

Você já deve saber que existem vários tipos de chocolate. No entanto, você conhece a diferença entre eles? 

 

Além de saboroso, sua forma de fabricação é bastante versátil e atende os mais variados paladares. 

 

Chocolates chamados de amargos são aqueles que possuem maior concentração de cacau puro, podendo chegar a 80% da sua fórmula. Por não possuírem leite e seus ingredientes serem compostos de apenas cacau, eles possuem uma cor mais escura. 

 

Os chocolates ao leite são os mais consumidos no Brasil. Sua composição leva cacau, leite, açúcar, gordura hidrogenada e leite em pó e sua textura é a mais cremosa entre os tipos de chocolate. 

 

Já os chocolates brancos não levam a semente de cacau em sua produção. Eles são feitos a partir da manteiga de cacau, açúcar e leite e são considerados mais calóricos. 

 

Além dos sabores principais de chocolate, existem também opções com diferentes tipos de ingredientes, que influenciam no sabor, na textura e no valor energético. 

 

Nem todo chocolate é feito para degustar

Chocolates comuns (ou industrializados) são compostos principalmente de aromatizantes, seu sabor não vem propriamente do cacau, ao contrário de chocolates nobres que possuem, em todo o seu processo da fabricação, ingredientes selecionados e combinados para formarem sabores e texturas. 

 

Chocolates nobres são os mais indicados para realizar degustações, mas nada impede você de experimentar e comparar tipos de chocolate. 

 

Independente da versão que o chocolate está sendo apresentado, aprecie cada parte da degustação e viva experiências únicas.