Chocolate tem gosto de cacau? Cacau tem gosto de chocolate? Questionamentos que parecem óbvios, ainda mais quando conhecemos apenas um deles. A resposta desde o início é não; mas calma, a gente vai lhe explicar melhor, basta seguir com a leitura.
O cacau é composto por casca, mucilagem e amêndoas. A mucilagem é a parte doce do fruto, que contém adstringência, mas no geral ela é descartada. As amêndoas são a matéria-prima para fazer esta delícia que todos nós amamos. Mas aqui vale destacar um ponto: de acordo com a qualidade das amêndoas, serão feitos chocolates de diversos tipos.
Geralmente, cada cacau possui entre 20 a 50 amêndoas, com alto teor de gordura e água.
Na produção de chocolates industriais de larga escala, sejam nacionais ou importados, são utilizadas amêndoas sem nenhum cuidado. Ou seja, não há seleção, elas são secas sem critérios e não passam por processos de fermentação. Por isso, para corrigir estes defeitos, usam-se aromatizantes como baunilha, para padronizar o sabor.
Já nos chocolates feitos do grão à barra, geralmente feitos com um acompanhamento especial, o processo é diferente. As amêndoas selecionadas, passam por uma secagem de até oito dias; depois são torradas, trituradas, moídas e refinadas. Este processo é feito pensando no sabor e qualidade do produto final. Como neste caso não há a adição de aromatizantes, estes chocolates têm o gosto predominante do cacau.
Esta é uma triste e grande verdade: chocolates têm mais sabor de açúcar e aromatizantes do que de cacau. Mas, se você tem interesse em chocolates que tenham um gosto predominante de cacau, siga algumas dicas.
Invertendo a pergunta, a resposta é diferente. A amêndoa, como já citado, é super-amarga. Entretanto é possível alimentar-se da mucilagem, pois ela é doce e pode ser usada até para fazer sucos fermentados de cacau.
Após a secagem e fermentação, a amêndoa fica mais suave, mas nunca doce. Neste caso, ela fica semelhante ao nibs de cacau ou ao chocolate 100%.