Chocolate tem gosto de cacau?

Chocolate tem gosto de cacau?

Chocolate tem gosto de cacau? Cacau tem gosto de chocolate? Questionamentos que parecem óbvios, ainda mais quando conhecemos apenas um deles. A resposta desde o início é não; mas calma, a gente vai lhe explicar melhor, basta seguir com a leitura.

O chocolate é feito de qual parte do cacau?

O cacau é composto por casca, mucilagem e amêndoas. A mucilagem é a parte doce do fruto, que contém adstringência, mas no geral ela é descartada. As amêndoas são a matéria-prima para fazer esta delícia que todos nós amamos. Mas aqui vale destacar um ponto: de acordo com a qualidade das amêndoas, serão feitos  chocolates de diversos tipos.

Geralmente, cada cacau possui entre 20 a 50 amêndoas, com alto teor de gordura e água. 

Como é feito o uso das amêndoas?

Na produção de chocolates industriais de larga escala, sejam nacionais ou importados, são utilizadas amêndoas sem nenhum cuidado. Ou seja, não há seleção, elas são secas sem critérios e não passam por processos de fermentação. Por isso, para corrigir estes defeitos, usam-se aromatizantes como baunilha, para padronizar o sabor.

Já nos chocolates feitos do grão à barra, geralmente feitos com um acompanhamento especial, o processo é diferente. As amêndoas selecionadas, passam por uma secagem de até oito dias; depois são torradas, trituradas, moídas e refinadas. Este processo é feito pensando no sabor e qualidade do produto final. Como neste caso não há a adição de aromatizantes, estes chocolates têm o gosto predominante do cacau.

O chocolate tem gosto do quê, então?

Esta é uma triste e grande verdade: chocolates têm mais sabor de açúcar e aromatizantes do que de cacau. Mas, se você tem interesse em chocolates que tenham um gosto predominante de cacau, siga algumas dicas.

  • Busque por chocolates com alto teor de cacau - se você não está acostumado, comece pelos chocolates 40% cacau, depois 50%, 70%, até chegar ao 100% cacau, que realmente é muito saboroso, mas  bastante amargo.

 

  • Procure por chocolates com baixo teor de aromatizantes; lembre-se: um bom chocolate precisa de mais cacau do qualquer outra adição.

 

E o cacau tem gosto do quê?

Invertendo a pergunta, a resposta é diferente. A amêndoa, como já citado, é super-amarga. Entretanto é possível alimentar-se da mucilagem, pois ela é doce e pode ser usada até para fazer sucos fermentados de cacau.

Após a secagem e fermentação, a amêndoa fica mais suave, mas nunca doce. Neste caso, ela fica semelhante ao nibs de cacau ou ao chocolate 100%.