Chocolate com sal: essa combinação dá certo?

Chocolate com sal: essa combinação dá certo?

O chocolate é disparado a sobremesa favorita de muitos. Suas mais variadas formas permitem que você saboreie infinitas combinações. 

 

Afinal, existem chocolates com diferentes ingredientes e que assim agradam o paladar de qualquer um. 

 

Agora, no entanto, uma tendência vem ganhando cada vez mais força no coração e na mente dos chocólatras: chocolate com flor de sal. 

 

É isso mesmo, chocolate e sal. Será que essa combinação dá certo?

 

O que é a flor de sal e para que ela serve?

Existem muitos tipos de sal: o sal comum (de cozinha), há também o sal rosa (do Himalaia) e o sal grosso (sal marinho).

 

Além desses tipos, existe a flor de sal, comumente utilizado como finalizador em receitas da culinária gourmet. 

 

O ingrediente nasceu em salinas, ou seja, reservatórios grandes e rasos de argila, após águas do oceano Atlântico serem coletadas, armazenadas e expostas a condições climáticas favoráveis.

 

Em um clima seco, com sol abundante e ventos frequentes, a água passa pelo processo de evaporação, que é o responsável por derivar pequenos cristais de sal.

 

Esses cristais são encontrados em camadas finas na superfície após a água evaporar. Delicados, frágeis e com formato de flor – por isso o nome flor de sal -, eles demandam cuidado e delicadeza durante a sua coleta, já que não podem quebrar ou se partir.

 

Uma combinação inusitada

 

Essa iguaria se tornou uma curiosidade para aqueles que buscam experimentar diferentes sensações e uma explosão de sabores. 

 

O sabor salgado da flor de sal se mistura com o doce do cacau, quase impossível de distinguir qual o gosto que prevalece na boca, proporcionando uma experiência única a cada mordida. 

 

A natureza da composição da flor de sal, faz com que seus cristais derretam somente em contato com a saliva, proporcionando uma experiência extraordinária quando consumida.

 

Quando o assunto é a sua forma física, existe outro fator que influencia na preferência por esse ingrediente específico: o tamanho dos cristais. O primeiro contato faz com que os cristais menores da flor de sal se derretam dando lugar aos cristais maiores que provocam sensações intensas e mais surpreendentes. 

 

Por ser um ingrediente considerado “de finalização” a flor de sal não é indicada como

mistura a outros preparos. Mas quando o assunto é chocolate, a flor de sal deve ser polvilhada para que forme uma camada fina sobre as barras sólidas. 

 

Pareceu estranho? Pois bem, essa tendência está fazendo o maior sucesso e até grandes marcas desenvolveram seus próprios chocolates com flor de sal. 

 

Se você tem preferência por alimentos opostos que, quando juntos, formam um novo sabor, essa mistura vai te surpreender.